Good evening people!
Nossa lição de hoje não será bem uma lição e sim um texto motivacional que retirei do site educacional TeclaSap escrito pela colaboradora Adriana Santos. Espero que vocês leiam e a partir dele possam tirar algum fruto produtivo!
Com frequência, amigos e alunos me perguntam o que deve ser feito para aperfeiçoar o inglês. Existem milhares de possibilidades, várias delas sugeridas aqui no Tecla SAP. Mas o que percebo é que muitas das atitudes e atividades são tão simples que passam despercebidas. Cada pequena ação conta! Por exemplo, configurar o seu celular para inglês (acredite ou não, você vai aprender palavras novas e se familiarizar com elas); ouvir músicas em inglês no carro (o fato de não se concentrar exclusivamente no que ouve torna a compreensão mais natural); fazer suas tarefas de casa (é nesse momento que você sistematiza e consolida o que foi estudado na escola); cada vez que aprender uma palavra, expressão ou estrutura gramatical, tentar usá-la logo em seguida; gravar e ouvir pequenos trechos da sua própria fala para identificar pontos onde você tem dificuldades. As alternativas são tantas… Mas não existe fórmula mágica que funcione igualmente para todos. Você deve testar e descobrir o que funciona melhor no seu caso.
O objetivo deste post é falar sobre uma maneira muito simples de ampliar o seu conhecimento de inglês (e deixar o seu professor, seus pais e, claro, você mesmo, envaidecidos): variação! O simples fato de alternar entre palavras com o mesmo significado enriquece o seu vocabulário e melhora consideravelmente a sua compreensão e interpretação do inglês. Com o tempo, você perceberá que se torna mais fácil expressar exatamente o que você quer dizer e passará a inovar também nas estruturas. Ou seja, você vai variar não apenas o que diz, mas também como diz. Leia os dois parágrafos abaixo e perceba a diferença!
“The girl was very happy because it was a very small, but very beautiful flower. Then he said she looked very beautiful. It was a very big surprise. She wanted to cry to the world how much she loved him. Instead she began to cry.”
“The girl was delighted because it was a tiny, but lovely flower. Then he said she looked gorgeous. It was a huge surprise. She wanted to shout to the world how much she loved him. Instead she began to weep.”
Para dar o empurrãozinho inicial, veja aqui algumas alternativas. Claro que esta é apenas uma pequena amostra e existem milhares de outras opções de sinônimos possíveis. Crie o hábito de sempre reler aquilo que você escreve e, caso perceba que existem muitas repetições, tente variar o vocabulário – você encontrará ótimas possibilidades num dicionário. Eu fiz isso diversas vezes enquanto escrevia este texto! :-)
- angry = mad
- ask = question = inquire
- (very bad) = horrible = awful = terrible
- beautiful = pretty = cute = lovely = attractive = fair
- (very) beautiful = gorgeous
- begin = start
- believe = trust
- (very) bad = awful = lousy = terrible
- (very) big = huge = enormous = massive
- collect = gather
- cry = weep
- cry = yell = scream = shout
- dangerous = risky
- different = diverse
- difficult = hard
- discover = find
- end = finish
- excellent = terrific = awesome = amazing = great = superb
- expensive = dear
- fall = drop
- (very) funny = hilarious = (informal) hysterical
- (very) good = splendid = outstanding = exceptional
- happen = occur
- happy = delighted = joyful
- help = assist
- idea = thought
- love = adore
- nice = pleasant = enjoyable = lovely
- old (person) = elderly = senior
- old (thing) = ancient
- old (valuable thing) = antique
- quiet = still
- respect = honor
- rich = wealthy
- right = proper
- (very) sad = unhappy = blue = miserable
- (very) small = tiny = miniature
- smart = clever
- speed = haste
- story = tale
- thin = slim = slender = lean
- trip = journey
- try = attempt
- very = quite = fairly
Lembre-se de checar sempre o contexto no qual a palavra está sendo usada. Por exemplo, cry tanto pode ser “chorar” quanto “gritar”, assim como fair pode significar “justo” ou “belo”. Para começar a praticar, que tal pôr uma das palavras acima em uso hoje mesmo?
Apesar de ser um texto grande, espero que o aprendizado de vocês seja de 100%! =)
Abraços
Rafael Omena
Nenhum comentário:
Postar um comentário